Fátima do Sul recebe investimentos de R$ 2,3 milhões na construção de galerias pluviais

Em um esforço conjunto visando a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável da região, a Prefeitura de Fátima do Sul, em parceria com o Governo do Estado, está investindo expressivamente cerca de R$ 2,3 milhões na construção de galerias pluviais no Travessão da Bica, um ponto crítico de drenagem pluvial no município.

Seguindo um plano de ação contínuo, a prefeita tomou a iniciativa em 2019 de construir uma galeria de água pluvial, abrangendo um trecho de aproximadamente 215 metros de tubulação. Essa tubulação se estende desde o mini-anel-viário até a Rua Manoel Rodrigues Pereira, que é a via de acesso ao CEIM Abelhinha. Essa medida evitou transtornos recorrentes para os moradores do Bairro Centro Educacional, que frequentemente enfrentavam inundações em suas residências durante períodos de chuvas intensas.A nova galeria, que está atualmente em construção, atravessará uma propriedade rural situada às margens do mini-anel viário, que vinha sofrendo com problemas de erosão. A canalização das águas pluviais será realizada em galerias com um comprimento total de mais de 883 metros, compreendendo tubulações, dissipadores e um muro de gabião. Os muros de gabião são estruturas constituídas por gaiolas metálicas formadas por fios de aço galvanizado, preenchidas internamente por pedras de diferentes tamanhos, tornando-as estruturas permeáveis.

A importante obra de infraestrutura visa receber as águas das chuvas provenientes dos bairros, incluindo parte do Jardim Hidalgo e do Centro Educacional, que é o bairro mais populoso do município. Com a conclusão desse projeto, espera-se não apenas reduzir os alagamentos e transtornos causados pelas chuvas, mas também contribuir para a preservação ambiental da região ao controlar o escoamento adequado das águas pluviais.

Essa iniciativa demonstra o comprometimento das autoridades locais com o bem-estar da comunidade e o desenvolvimento sustentável de Fátima do Sul, tornando-a mais resiliente aos desafios climáticos e proporcionando uma melhor qualidade de vida para seus habitantes.